domingo, 11 de outubro de 2015


A ludicidade segundo os seus objetivos, varia em conformidade com o público alvo



     No que diz respeito ao ensino, Bruner (1976, pp.23-29) cita alguns objetivos que contemplam as faixas etárias para cada nível de ensino:

a) Educação Infantil: “visam o desenvolvimento inicial da linguagem até o ponto de manipulação dos símbolos. As crianças utilizam imagens, palavras, objetos e a linguagem para aprender e desenvolver as habilidades psicomotoras, perceptivas, de atenção, raciocínio e estimulação para o contato com os objetos. O objeto é o que se faz com ele de acordo com a imaginação e a interação”;



b) Ensino Fundamental I e II: “visam desenvolver no aluno as operações concretas por meio da manipulação de objetos, ou internamente, quando manipula mentalmente os símbolos que representam coisas e relações. Aprende a criar regras de superordenação da lógica e as potencialidades intelectuais, físicas e criativas, permeadas pelo desenvolvimento social e interpessoal”;















c) Ensino Médio: “visam o desenvolvimento das operações formais em que a atividade intelectual baseia-se numa capacidade para operar com proposições hipotéticas. Visam à análise crítica, a reflexão, a motivação e o prazer de aprender a aprender frente ao uso consciente da lógica e do raciocínio autoconsciente no desenvolvimento intelectual e cognitivo”.












d) Educação de jovens e adultos (EJA) e Terceira Idade: “visam promover o conhecimento e a convivência com diferentes colegas de maneira natural, espontânea e responsável, a participação, a solidariedade, a cooperação e o respeito a si mesmo e ao outro”












Nenhum comentário:

Postar um comentário