A ludicidade segundo os seus objetivos, varia em conformidade com o público alvo
No que diz respeito ao ensino, Bruner (1976, pp.23-29) cita alguns objetivos
que contemplam as faixas etárias para cada nível de ensino:
a) Educação Infantil: “visam o desenvolvimento inicial da linguagem até
o ponto de manipulação dos símbolos. As crianças utilizam imagens, palavras,
objetos e a linguagem para aprender e desenvolver as habilidades psicomotoras,
perceptivas, de atenção, raciocínio e estimulação para o contato com os
objetos. O objeto é o que se faz com ele de acordo com a imaginação e a
interação”;
b) Ensino Fundamental I e II: “visam desenvolver no aluno as operações
concretas por meio da manipulação de objetos, ou internamente, quando manipula mentalmente
os símbolos que representam coisas e relações. Aprende a criar regras de
superordenação da lógica e as potencialidades intelectuais, físicas e criativas,
permeadas pelo desenvolvimento social e interpessoal”;
c) Ensino Médio: “visam o desenvolvimento das operações formais em que a atividade intelectual baseia-se numa capacidade para operar com proposições hipotéticas. Visam à análise crítica, a reflexão, a motivação e o prazer de aprender a aprender frente ao uso consciente da lógica e do raciocínio autoconsciente no desenvolvimento intelectual e cognitivo”.
d) Educação de jovens e adultos (EJA) e Terceira Idade: “visam promover
o conhecimento e a convivência com diferentes colegas de maneira natural, espontânea
e responsável, a participação, a solidariedade, a cooperação e o respeito a si
mesmo e ao outro”




Nenhum comentário:
Postar um comentário