Aspectos cognitivos - construção eficaz do conhecimento
Os aspectos cognitivos incluem processos mentais que levam à aquisição
de conceitos e princípios resultantes da aprendizagem de novas informações e
novos conhecimentos.
Ausubel, Novak e Hanesian (1980, pp.20-21) afirmam que essa aprendizagem de conceitos e princípios se resume da seguinte maneira:
a) aprendizagem por recepção mecânica: quando os conceitos e princípios são apresentados prontos ao aluno, basta memorizá-los ou “decorá-los”

b) aprendizagem por recepção significativa: quando os conceitos e princípios são apresentados prontos ao aluno que os recebe e os relaciona a outras aprendizagens – o aluno entende e apreende os conhecimentos portados pelo professor;
c) aprendizagem por descoberta mecânica: quando os conceitos e princípios chegam ao aluno por meio de resolução de um problema, mas apenas por memorização;

d) aprendizagem por descoberta significativa: quando os conceitos e princípios chegam aos alunos por meio de resoluções de problemas, quando eles relacionam um novo princípio ou conceito às suas aprendizagens anteriores.



Nenhum comentário:
Postar um comentário